Olá... Espero que por meio desse espaço possamos expôr nossos pensamentos com liberdade de expressão, fiquei contente de compartilhar idéias com pessoas que gosto e admiro e não só idéias mas sentimentos, aflições, revoltas, viajens e tudo mais. Criticas e sugestões sempre bem vindas de minha parte. Meu primeiro post será também uma reflexão social, desculpem ser muito extenso meu texto é que ultimamente ando muito pensativa nas questões sociais e quero usar o blog também como forma de treinar produção de texto de forma mais cientifica pra me ajudar na faculdade, e as vezes os assuntos na minha area é chata mas prometo escrever posteriormente sobre coisas absurdas e muitas kakas que custumo pensar no dia a dia, eu só impolguei com a idéia do leo aheuehueahuea foi mal gente. Um grande abraço.Estendo um pouco mais sobre outro âmbito muito bem apresentado pela idéia do Leo sobre a evolução e egocentrismo humano sobre o mundo e o universo, e como sendo o homem lobo do próprio homem do qual tenho total afeição, vim problematizar também a questão do porque o homem sempre tende a quebrar o equilíbrio natural da natureza, porque não produzimos progresso, ou porque produzimos regresso destruindo?
Sim, somos minúsculos ponto dentro a imensidão do universo e porque não conseguimos nos organizar harmoniosamente com a natureza e os animais nesse pequeno floco de areia no universo chamado planeta terra, se o que nos envaidece como criaturas hommo sapiens é a capacidade de pensar porque isso não nos torna benéficos? Ah o orgulho.
Como o Leo trouxe uma visão evolucionista biológica ambiental, eu trago uma visão uma visão humanista filosófica do problema, entre o ser e o deve ser dentro dessa esfera que foi levantada, somos animais racionais, devemos ser racionais humanos, como humanos biologicamente igual a todas criaturas muito bem colocado nas palavras de Tyler durden em o clube da luta “Não somos uma beleza única, somos matéria orgânica podre como todo o mundo” e como humanos pensantes detentores de racionalidade cuja função é-seria pensar sobre como tornar nosso mundo bom a todas as criaturas com nós inseridos nessa realidade como protetores do equilíbrio não como destruidores do equilíbrio.
Penso que falta vontade da maioria em pensar sobre isso, somente agora começaram as preocupações ambientais porque somente agora nos vemos ameaçados de extinção, agora começamos ter uma pequena noção de que não somos quase nada perante o tudo e podemos simplesmente desaparecer senão passarmos a respeitar a natureza, porque isso já aconteceu antes com os dinossauros e poderá acontecer agora com nós, o mundo não irá acabar mas nós iremos acabar, como tem uma comunidade do Leo “salvem-se pois o planeta continuará” algo assim, me corrija Leo se falei alguma bosta, muitas das palavras de nosso colega estudante ambiental pode simplificar o caos em que caminhamos, me deterei a tentar solucionar o pensamento humano que é minha área de conhecimento, deixo para ele explicação das questões ambientais do qual tenho superficial conhecimento.
O ser humano anda tão recluso em seu mundinho de economia, consumismo, moda, política e capitalismo que se esqueceu do impacto que seu consumo desenfreado sem a menor consciência ambiental causa e mais além, esqueceu-se de quão linda e nobre e essa faculdade de responsabilidade somente humana que é pensar, de que forma a filosofia aliada a outras ciências pode abrir nossos horizontes para que tomemos consciência verdadeira de quem somos, onde estamos e para onde vamos, senão passarmos a sermos mais benevolentes com o mundo, a natureza e nós mesmos humanos. Filosofia significa “Amor à sabedoria” sabedoria essa que precisamos para pensar sobre como vamos continuar vivendo de forma mais igualitária, libertária e justa para todos no mundo. Há a necessidade das ciências se mobilizarem e se tornarem mais humanitária, onde o termo humano fosse um orgulho e não uma vergonha para nós, a uma necessidade de integralismo das ciências e o mais importante uma necessidade de política e estado mais democratas e conscientes, pois de nada adianta que nós pensemos soluções se o estado não as concretiza, de nada adianta os ambientalistas nos dizerem o mundo irá acabar senão termos consciência ambiental se o estado não produzir legislação de defesa, de nada adianta os filósofos nos dizerem os bons valores se o estado não acatar essa idéia e agora eu digo quem é estado? Somos nós, essa seria a resposta, mas porque nós não nos beneficiamos? porque nós somos burros e não sabemos de nossos direitos, de nossa democracia, devíamos pressionar o estado, devíamos participar mais da política ativamente, o ser humano só passará a ser benéfico para o mundo quando ele aprender a ser benéficos aos de sua própria espécie e ao mundo natural, quando ele souber ser humano verdadeiramente em sua essência, até lá continuaremos a mercê de uma pequena minoria gananciosa, imprudente que nos escraviza e destroem o nosso mundo em nome da ambição e do dinheiro subjugando os bons valores, a natureza, as ciências que é nossa única salvação.
O mundo está em nossas mãos.
falô tudo manola...
ResponderExcluira beira do precipício que sabe mudaremos...
vamos ser a mudança né não!!
c é 10